
Os frequentadores do Pontão têm agora à disposição coletores de “bitucas” de cigarro. Instalados em parceria com a Poiato Recicla e a Japan Tobacco International (JTI), dentro do plano de ações sustentáveis da administração do local, os 22 pontos espalhados pelo complexo de gastronomia e entretenimento do Lago Sul irão recolher as pontas de cigarro.
O usuário, em sua maioria, não vê resíduo de cigarro como lixo, provendo seu descarte em qualquer lugar. 1Kg de “bitucas” equivale a 2.500 pontas de cigarro. As recolhidas no Pontão serão enviadas para a usina de reciclagem de resíduos da Poiato Recicla, localizada na cidade de Votorantim, São Paulo, inaugurada em 2010. O processo de logística inovador para coletar e transformar “bitucas” em massa celulósica utilizando tecnologia 100% nacional foi desenvolvido pela Universidade de Brasília (UnB). A reciclagem tem como produto principal a massa celulósica destinada para matérias artísticas gerando renda para artesãos e diversas instituições.
Com uma operação 100% sustentável, a usina de reciclagem utiliza captação de água de chuva, iluminação natural, desvio de resíduos para aterro e tratamento de seu efluente. O serviço da Poiato Recicla promove uma completa infraestrutura para descarte com caixa de coleta de resíduos, serviço de coleta de “bitucas” e a transformação final dos resíduos em material utilizável. A empresa é certificada pela ISO 14001 (certificação reconhecida em todo mundo para gestão ambiental) e ganhadora de diversos prêmios nacionais e internacionais tais como: “Prêmio Lixo Zero Brasil 2020” e “Prêmio Latino América Verde”, entre outros. Além da transformação das pontas de cigarro, atua e tem lugar de destaque em diversos projetos de responsabilidade social.
A parceria entre a JTI e a Poiato Recicla para recolhimento de bitucas de cigarros iniciou em 2022, com um projeto piloto em Santa Cruz do Sul (RS). Atualmente, são cerca de 100 pontos de coleta espalhados em Santa Cruz do Sul e Florianópolis (SC). Até o momento, foram recolhidas, mais de 200 mil bitucas.
Esse é um dos inúmeros projetos da empresa voltados à Sustentabilidade, que está entre suas prioridades. Outras iniciativas são: logística reversa das embalagens de cigarro, que concedeu à empresa o selo EuReciclo, gestão ambiental, com o compromisso de ser neutra em carbono em todas as suas operações até 2030, uso de fontes renováveis para energia elétrica, uso de caminhões movidos a gás natural para transporte de NTM (material que não é tabaco) de sua fábrica de cigarros, entre outras iniciativas.
Sobre a JTI:
A Japan Tobacco International (JTI) é uma empresa internacional de tabaco, com operações em mais de 130 países. Com sede em Genebra, na Suíça, emprega mais de 40 mil pessoas e foi premiada com o Global Top Employer por oito anos consecutivos. No Brasil, são mais de 1,2 mil colaboradores em nove Estados. A operação contempla a produção de tabaco – por meio de mais de 11 mil produtores integrados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná – compra, processamento e exportação de tabaco, fabricação, venda e distribuição de cigarros em mais de 20 Estados do Brasil. As marcas comercializadas são Winston, American Spirit, Djarum e Camel, esta última também exportada para a Bolívia, assim como a marca LD. É Top Employer Brasil desde 2018 e, em 2022, ficou em #1 no ranking nacional, repetindo a conquista em 2023. A JTI acredita na liberdade de escolha de seus consumidores. Por isso, disponibiliza amplamente informações sobre as consequências do tabagismo. Saiba mais em www.jti.com/brasil