
O Pontão recebe domingo, 1º de setembro, a etapa de Brasília GP Extreme SESC do Circuito GP Extreme Triathlon Brasil. A competição reúne a partir das 5h45, triatletas amadores de diferentes regiões do Brasil para nadar 1 km, pedalar 100km e correr 10km na prova principal, o GP Extreme, e outras duas modalidades, o GP Sprint e o GP Super Sprint, provas de entrada no triathlon para praticantes e estreantes que acontecerão no mesmo dia. A competição que também serve para os triatletas tentarem se classificar para o ranking nacional do circuito tem largada e chegada no complexo de gastronomia e entretenimento do Lago Sul, causando alterações no trânsito de acesso ao Pontão.
Com mais 300 inscritos de 11 estados brasileiros e de mais de 50 cidades do Brasil, o GP Exteme Sesc Triathlon tem largada a partir das 6h15. A ponte Honestino Guimarães estará com acesso bloqueado entre 06h45 e 11h, no sentido Pontão/Asa Sul. O outro sentido estará liberado. O acesso ao pórtico principal do complexo será normal.
Desde que começou a acontecer em Brasília, a etapa da competição reúne nomes conhecidos. Para a edição deste ano estão confirmados Santiago Ascenço, que venceu a etapa em 2022 na elite e hoje competindo como amador, além da triatleta mineira Fernanda Angotti Couto, vice-campeã na edição da etapa de São Carlos/SP.
O percurso da edição de Brasília terá 1000 m de natação, acontecendo em frente ao Pontão do Lago Sul no Lago Paranoá, enquanto o trecho do ciclismo acontecerá na L4 Sul, entre a embaixada do Iraque e o Ministério Público. A corrida de 10 km será margeando o lago Paranoá e parte do percurso passa pela Península dos Ministros com chegada no Pontão.